Mapeamento das Necessidades de Telecomunicações

A primeira ação é o inventário dos recursos de voz e de dados. Com isso, elimina-se tudo o que não é estritamente necessário para a empresa e seus negócios.

Levantamento do Perfil de Consumo

Saber exatamente em que e quanto a empresa consome é fundamental para o estabelecimento de qualquer ação de redução e gestão. Nesta etapa serão levantados os consumos em ligações locais e de longa distância, para telefones fixos e móveis e também os serviços de internet.

Adequação dos Recursos de Voz e Dados

Mapeando as necessidades de recursos e o perfil de consumo consegue-se determinar com uma maior clareza o que é essencial para atender as necessidades de telecomunicação da empresa.

Elaboração de RFP´s

Transformar as necessidades em solicitações de fornecimento e traçar um comparativo técnico-comercial de todas as propostas nem sempre é tarefa fácil para a maioria das empresas uma vez que elas não estão habituadas com os detalhes técnicos e também com as ofertas atuais do mercado.

Negociação e Contratação com Operadoras

Toda a negociação com as operadoras é feita em conjunto com a empresa. A avaliação técnica-comercial dos contratos de fornecimento também tem o apoio antes de qualquer comprometimento da empresa.

Gerenciamento dos Recursos

Sem dúvida a área mais importante para um saudável controle de custos em telecomunicações passa pela excelência na gestão de todos os recursos e consumos.

Auditoria das Faturas

Mensalmente, todas as faturas de voz e dados da empresa serão analisadas antes do seu pagamento. Qualquer cobrança discordante dos acordos comerciais e técnicos será contestada diretamente com os fornecedores.

Processos de Ressarcimentos de Cobranças Indevidas

A verificação de cobranças indevidas, mesmo em faturas anteriores à contratação, será reclamada através de processos administrativos junto às operadoras ou órgãos oficiais de controle.

Campanhas Internas no Uso Correto dos Recursos

O uso correto dos recursos determinará a eficiência com que eles serão utilizados. Qualquer desvio no uso correto dos recursos será apontado para as devidas correções.